• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    Visita de Estudo à Braga Augusta



    Com o patrocínio da Biblioteca Escolar, no passado dia 21 de Janeiro, os alunos das turmas do 5.º E e H deslocaram-se a Braga, a Bracara Augusta dos Romanos, para uma visita que teve como tema central a presença dos Romanos naquela região.
    A visita incidiu essencialmente sobre o Museu D. Diogo de Sousa, as termas romanas, ao lado da qual já se nota o teatro romano, ainda em fase de escavação, a Fonte do Ídolo, uma fonte de água com inscrições e figuras esculpidas em granito, e a Domus da antiga escola da Sé, que mostram o que resta de uma residência urbana de uma família abastada, ocupada entre os séculos I e V.
    A Fonte do Ídolo é o único monumento romano de Bracara Augusta que sobreviveu intacto até os nossos dias, sendo muito importante pelas informações que fornece sobre o culto de deuses na época romana. Em 6 de Junho de 1910 o sítio foi classificado como Monumento Nacional.
    As ruínas das termas do Alto da Cividade mostram as preocupações que os Romanos já tinham com a higiene e a saúde do corpo.
    No Museu D. Diogo de Sousa, os alunos puderam observar todas as peças recolhidas durante as escavações realizadas na cidade de Braga e arredores, desde marco miliários, passando pelas mais diversas peças de olaria, até às pedras tumulares. Ao mesmo tempo diversas maquetas mostravam como era a Bracara Augusta e a casa do Titus, um menino romano, retratado na obra “Titus e os Legionários”, que os alunos participantes receberam e leram antes da visita, oferecido a cada um pelo Museu.
    Para além da vertente pedagógica, a visita demonstrou, decorridos 2000 anos, a grandeza da civilização Romana.

    (Texto redigido pelos alunos e docente de António Rebelo)

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido