• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    A escritora Teresa Guimarães visitou a E.B. 1 de Ossela (Santo António e Selores)


    Na passada terça-feira, dia 22 de Fevereiro, os alunos da EB1 de Ossela (Santo António e Selores) tiveram a visita da escritora Teresa Guimarães, autora do livro A Floresta Perlimpimpim, ilustrado por Anabela Dias, da Editora Trinta por uma Linha.
    Este encontro teve início com a surpresa preparada pelos alunos do 3.º e 4.º anos e dos seus professores que consistiu na passagem da obra para poesia, em que todos os alunos, ao ritmo da música, declamaram a sua parte. Para colorir e trazer magia ao momento, todos os alunos intervenientes foram pintados a rigor de acordo com o papel (animal ou caçador) que assumiam. Foram momentos únicos e arrepiantes para os presentes. 


    Não menos contagiante foi a actividade apresentada pelos mais pequeninos (turmas do 1.º e 2.º anos) que contaram a história, projectada com as ilustrações que os alunos realizaram. Foi lindo ver os mais pequenos a lerem tão bem e a desempenharem tão correctamente o seu papel.


    De seguida, a escritora conversou com os alunos, esclareceu as suas dúvidas, mostrou-lhes um exemplar da 1.ª edição do livro que difere da 2.ª edição, falou-lhes na técnica utilizada pela ilustradora para realizar as ilustrações do livro. Como o livro da Floresta Perlimpimpim já tinha sido bastante explorado pelas 4 turmas, a escritora contou a história da Menina de Papel, o seu livro mais recente, confidenciando alguns pormenores acerca da mesma.
    No final, tivemos a sessão de autógrafos e a escritora ofereceu a todos os alunos uma boneca de papel autografada para eles recortarem e vestirem, tal como no seu tempo de infância. Para terminar com fantasia e muita magia, a Teresa Guimarães ofereceu pozinhos de perlimpimpim aos docentes para, na escola, distribuírem por todos os meninos.
    O encontro decorreu com um nível de excelência, graças ao empenho e trabalho de todos os professores, alunos e assistentes operacionais.
    Parabéns!

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido