• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    PARCERIA BE / PNL /CIÊNCIAS DA NATUREZA – 5º ANO De 11 a 14 de junho de 2012



    De 11 a 14 de junho de 2012

    Pelo quarto ano consecutivo, a parceria BE e Grupo de Ciências da Natureza levou a efeito um plano de ação e atividades com o objetivo de partilhar os trabalhos realizados pelos alunos do 5º Ano, no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina, lecionados durante o ano letivo, rever assuntos dados nas aulas bem como aliar assuntos científicos aos literários, com a leitura de um conto.

    Este plano incluiu:
    - Exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 5º Ano.
    - Exposição de livros do fundo documental da BE, alusivos às diferentes temáticas apresentadas.
    - Encontros interturmas do 5º Ano em sessões de 90 minutos (Sala D7 e BE).
    - Leitura de um conto alusivo à temática.
    - Visita ao jardim de plantas aromáticas e horta da escola (CEF – Jardinagem).
      Os trabalhos expostos versaram sobre “Animais em vias de extinção”, “Plantas”, com uma grande mostra de herbários e cartazes e ainda uma maquete sobre o “Ciclo da água” e outra de uma ETAR.
    Alguns alunos apresentaram também os seus trabalhos em Power Point.
    Os docentes de CN fizeram uma explanação sobre as temáticas apresentadas na exposição, tendo os alunos participado num diálogo animado e interessado.
    Houve também um manifesto interesse pelos livros do fundo documental da BE que, embora sejam do conhecimento da larga maioria dos alunos, suscitam sempre uma grande curiosidade.
    A PB, Odete Costa, leu o conto “ Salada de flores” de Fernanda Botelho e apresentou as ilustrações do livro de Sara Simões.
    A leitura deste conto promoveu um diálogo animado sobre a importância das plantas na saúde, na culinária e na preservação de um ambiente mais sustentável.
    Uma vez que o CEF de Jardinagem construiu um jardim de plantas aromáticas e uma horta, algumas das turmas presentes foram visitar esses locais, no final das sessões com os seus professores acompanhantes.
    Esta parceria entre a BE e o Departamento de Ciências Naturais e Exatas – Disciplina de Ciências da Natureza foi considerada, pelos intervenientes, muito positiva.
    Foi muito interessante observar a atenção dos presentes durante a leitura do conto e a lição que cada docente deu sobre temáticas, já estudada na sala de aula, e ver a participação atenta e interessada dos alunos presentes.

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido