• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    PARTILHA DE LEITURAS – ENCONTROS INTERTURMAS


    Na escola sede, a equipa da BE, em colaboração com os docentes de Língua Portuguesa, privilegiaram a promoção de encontros literários interturmas, com base em atividades, anteriormente realizadas em sala de aula, e que foram partilhadas em ambiente de festa. Estes encontros extravasaram a data prevista para a Semana da Leitura, tal foi a adesão e as propostas vindas das turmas do 2º e 3º ciclos. Assim foram realizados, entre os dias 2 e 14 de março, nove sessões de partilha de leitura, em que estiveram envolvidas 21 turmas: 8 do 3º ciclo e 13 do 2º ciclo.

    “ Recados da mãe” de Mª Teresa Maia Gonzalez, “ Vida sem limites” de Nick Vujicic, “ Amor e chocolate” de Dorothy Koomson, “ Volta ao mundo em 80 dias” de Jules Verne, “ A pérola” de John Steinbeck, “ Steve Jobs” de Walter Isaacson foram alguns dos muitos livros apresentados pelos alunos do 3º ciclo e que fazem parte do PIL - Projeto Individual de Leitura (disciplina de Língua Portuguesa - 3º ciclo), que inclui a apresentação à turma de um livro, à escolha, ou a representação do papel de uma personagem, como uma forma de vivenciar relatos de experiências de leitura.

    Os alunos do 2º Ciclo, também apresentaram várias propostas de leituras que aliciaram os seus colegas, tendo mesmo alguns requisitado na BE os livros apresentados.

    Muitas destas apresentações foram realizadas com o apoio de PowerPoints, revelando um bom domínio desta ferramenta.

    As apresentações incluíram dados biográficos e bibliográficos dos autores, resumo das obras, leitura de excertos mais significativos, vocabulário aprendido, comentários críticos e justificações para as sugestões de leituras.

    Em jeito de balanço desta iniciativa, pode-se concluir que suplantou todas as expectativas da equipa da BE, pela diversidade de apresentações e obras sugeridas, pelo empenho e entusiasmo dos alunos e pelas manifestações de agrado de todos os presentes (alunos e docentes) que fizeram dessas sessões momentos únicos de íntima ligação com os livros e o prazer da leitura.




    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido