• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    “ Quando o homem beijou a Lua” - Atividade no âmbito do PNL


    Revisitar o fundo documental da BE sobre Astronomia foi o mote para mais uma atividade no âmbito do PNL, realizada de 9 a 15 de Dezembro.
    Desta vez, foram escolhidas as 6 turmas do 7º Ano, uma vez que estes alunos estiveram a estudar esta temática, durante o 1º Período, na disciplina de Ciências Físico-química.
    Como motivação, foi apresentado e lido o interessantíssimo conto de José Jorge Letria “ Quando o homem beijou a lua”, acompanhado das ilustrações de Carla Nazareth.
    Após a leitura, foram analisados alguns factos históricos, referidos no conto de J.J Letria, sobre o sonho tornado realidade da chegada do homem à Lua em 20 de Julho de 1969.
    Foram também feitas considerações sobre a influência da Lua na Terra através da sabedoria popular, verificada em diversos provérbios, bem como a sedução e a magia que a lua tem transmitido aos poetas e escritores, ao longo dos séculos, refletidas nas obras literárias.
    Para exemplificar, foram apresentados alguns provérbios, poemas e livros do fundo documental de Literatura.
    Foi ainda feita uma reflexão sobre os atributos do texto literário em contraste com o texto não literário dos livros científicos e de informação utilizados pelos alunos no estudo de Astronomia.
    Finalmente, os alunos puderam folhear e apreciar as obras do fundo documental de Astronomia, tendo, cada um, apresentado para a turma algumas informações, curiosidades e fotos que consideraram relevantes e recolhidas nos livros observado por eles.
    Os alunos mostraram curiosidade pelo tema apresentado e foram participativos.
    Recolheram informações complementares e revelaram interesse em requisitar alguns livros apresentados.


    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido