• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    Oficina do livro vermelho - Associação Histórias Desenhadas


    A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no âmbito das Comemorações do IV Aniversário, realizou, no dia 16 de Dezembro, uma oficina de escrita criativa destinada a alunos do 2º CEB denominada “ Oficina do livro vermelho dos vertebrados em Portugal”, dinamizada pela Associação Histórias Desenhadas.
    Tendo sido feito o convite, através do SABE, para estar presente uma turma do Agrupamento, foi escolhida a turma do 5º A, que esteve presente na sessão da manhã. Estes foram acompanhados pelo Professor de Ciências da Natureza, Luís Pombo e por uma Professora Bibliotecária.
    A atividade teve como objetivos: sensibilizar para a conservação da natureza; explorar conceitos de identidade na relação Homem / Animal / Natureza; promover o cruzamento das expressões e provocar experiências estéticas; estimular a sensibilidade através de conceitos e linguagens menos convencionais e desenvolver o sentido crítico e praticar diferentes leituras a partir de um livro científico.
    Após a realização de um jogo e da apresentação do livro vermelho, as dinamizadoras propuseram um desafio aos alunos: inventar novos animais.
    Com o apoio de cartas (onde estavam desenhadas, numas a cabeça, noutras o lombo ou a parte traseira), os alunos tivaeram de construir o seu animal, dar-lhe um nome, envolvê-lo no seu ambiente e descrever alguns dados sobre o mesmo, inventados na hora.
    Os alunos aprenderam factos interessantes sobre a preservação da fauna e flora de uma forma divertida.

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido