• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


    A Biblioteca Escolar associou-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro) e levou a efeito algumas atividades de sensibilização para turmas do 1º, 2º e 3º CEB, entre os dias 28 de Novembro e 5 de Dezembro.
    Com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas e procurar aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural, a equipa da BE procurou refletir, com os alunos, esta problemática.
    Dos obstáculos e falta de acessibilidades que os portadores de deficiência encontram no seu dia-a-dia, passando pela referência a grandes nomes da música, das letras, da ciência, do desporto, bem como de crianças e jovens que ultrapassam as suas limitações com esforço, determinação e vontade, do preconceito e da necessidade de o ultrapassar, de tudo um pouco se falou.
    No final, foi lido o livro “ Tu consegues!” de Jennifer Moore-Mallinos e ilustração de Marta Fàbrega, que, através dos olhos de um menino, exploram-se algumas das realidades de andar em cadeira de rodas. A história põe à prova o desejo de um menino em ser como os outros e, simplesmente, divertir-se.
    Foram também apresentados alguns filmes que abordam esta temática e alguns livros do fundo documental da BE.
    No dia 28 de Novembro, segunda-feira, uma turma de alunos da EB 1/ JI OAZ nº 4 e outra do 6º Ano assistiram a uma abordagem à volta dos afetos, orientada pela Dr.ª Renata Ribeiro - Psicóloga e Monitora do LUGAR DOS AFETOS.
    Em termos de balanço, pode-se referir que os alunos mostraram-se recetivos à temática abordada, participaram, expuseram as suas opiniões, deram alguns exemplos solidários e ficaram mais sensíveis e conscientes da necessidade de combater a exclusão social e promover uma sociedade mais inclusiva.

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido