• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    «Ler no século XXI – Livros, leituras e tecnologias»



    O Agrupamento de Escolas Bento Carqueja, pelos seus Professores Bibliotecário, fez-se representar na V Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura, este ano subordinada ao tema «Ler no século XXI – Livros, leituras e tecnologias».
    Neste evento, procurou-se reconhecer as características intrínsecas aos aprendentes que marcam este início de século, assim como perceber como está a evoluir a leitura e, naturalmente, a escrita. A tecnologia associada ao acto de ler não deixou de ser motivo de reflexão. Entre entusiasmos e medos “tecnológicos”, a Dr. Ana Sousa Dias, da Agência Lusa, enquanto moderadora de um painel de ilustres oradores, com uma subtil “chave de ouro”, terminou o momento mostrando como o seu avô arrumou da cozinha as valiosas loiças da Índia para passar a usar pratos de plástico, alegando que, além de serem mais seguros e práticos, eram um avanço da tecnologia que não podia negar nem evitar.
    Não podemos deixar de salientar o contributo do britânico Chris Meade, Director do Institute for the Future of the Book e um dos mentores do if:book Project. Com um poder visionário ajudou a desvendar novos cenários de escrita, de leitura e dos cenários/suportes onde tudo isto pode acontecer. Uma das suas experiências aconteceu com o nosso conhecido Google Docs, como suporte a uma escrita colaborativa entre vários escritores e que resultou num livro editado em 24 horas.
    Este orador mostrou também como recusar a entrada do telemóvel na sala de aula pode ser comparado ao declinar uma esferográfica com medo que com ela um aluno apunhalasse um colega.
    É inegável que está a haver uma transformação relativamente aos cenárioas em que a leitura acontece. Prova disso são as múltiplas editoras espalhadas por todo o mundo que lançam e-books multimédia para crianças e, hoje, Chris Meade demonstrou-o com o seu iPad.
    Hoje, é difícil encontrar, na Biblioteca, coisas diferentes das que não encontramos em casa. Contudo, Meade, terminou evidenciando que, nas Bibliotecas, procuramos encontrar pelo menos uma coisas que não encontramos em mais lado nenhum: um espaço único e um ambiente singular.
    Com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo “Ler + teatro”, a Escola Básica Nuno Gonçalves presenteou a plateia com a dramatização de “Tarzan”, um momento que deixou todas as sensibilidades arrepiadas e motivadas para trabalhar + o Teatro.
    Os centros de Novas Oportunidades não estão alheios às novas oportunidades de actividades de leitura e do seu desenvolvimento, como nos foi apresentado pela Filomena Cravo e Paula Luís do PNL.
    O último painel apresentou as perspectivas de futuro para o PNL e para a RBE, nomeadamente a RBVE – Rede Virtual de Bibliotecas Escolares, onde cada BE estará representada.
    O Congresso terminou com a apresentação dos Resultados da Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura. Estes recordam os aspectos positivos do percurso efectuado até ao momento e aponta caminhos de futuro.

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido