• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    SEMANA DAS LÍNGUAS - ABRIL 2012



    A equipa da BE não quis deixar de se associar à Semana das Línguas, evento que já vem sendo um ponto alto na nossa escola, aproveitando, mais uma vez, para promover o livro e a leitura.

    Esteve patente uma mostra de livros, com destaque para obras de literatura juvenil em língua inglesa, francesa e portuguesa no espaço da biblioteca escolar.

    Para a realização de atividades de leitura em sala de aula, teve o apoio dos docentes do grupo de línguas, alunos e uma assistente operacional.
    A equipa elaborou um calendário de atividades que incluíram a leitura de contos em francês, inglês e português.
    A assistente operacional, Alcina Aleixo, que nasceu em França e domina a língua francesa, respondeu com agrado ao repto da equipa da BE e disponibilizou-se para apoiar esta iniciativa. Assim sendo, levou até à sala de aula de Francês das turmas do 3º ciclo as histórias“ Blancheline”, “ Noir et blanc” e “ Ploum”. No final da leitura, a Alcina encetou um diálogo vivo com os alunos, tendo estes revelado interesse por aspetos contrastantes da vida social e cultural em Portugal e França.

    A Kristian Atanasov, aluno do 8º B, foi proposta a apresentação, em língua inglesa, da obra de Douglas Adams “ The hitchhiker’s guide to the galaxy” aos alunos das turmas 9º C e 8º D e a leitura do conto infantil  “Billy’s beetle” de Mick Inkpen, aos alunos das turmas do 6º E e 5º E.
    Os alunos do 9º C retribuíram com um resumo do conto “ The red death” de Allan Edgar Poe, que estão a estudar na disciplina de Inglês.
    Os alunos do 5º E retribuíram com a dramatização do conto “ The lion and the mouse” de Carol Barnett.
     Pedro Miguel Ferreira, aluno do 8º B, fez a apresentação do livro: “ A ilha misteriosa” Júlio Verne para as turmas do 8º D e 7º B.
    Estiveram envolvidas nestas atividades 16 turmas dos 2 ciclos da escola.

    A partilha de livros e leituras entre alunos das diferentes turmas tem sido incentivada pela equipa da BE e bem acolhida tanto pelos professores como pelos alunos.
    Tem sido muito gratificante observar os alunos a apresentar para os seus colegas o resultado dos seus trabalhos escolares, as suas leituras, sugestões de livros, dramatizações a partir de livros lidos em sala de aula, etc. A qualidade da maioria das apresentações revela o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo corpo docente desta escola.



    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido