• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    Alunos do 4.º ano visitam a escola sede


    No dia 4 de Maio, os alunos do 4.º ano da escola de Ossela, de Ul e da EB1/JI OAZ n.º 4 visitaram a escola sede, com o intuito de a conhecerem, pois, no próximo ano lectivo, grande parte dos alunos frequentará a EB 2, 3 Bento Carqueja.
    Na parte da manhã, os alunos visualizaram um filme, realizado pelo PB Evandro Morgado, que apresentava a escola sede.
    Da parte da tarde, todos estes alunos foram divididos em 2 grupos, tendo um deles ficado a realizar uma actividade na Biblioteca escolar com a PB. Para estes elementos, foi feita uma breve apresentação, uma referência ao espaço da BE e aos serviços, que estes alunos irão usufruir, no próximo ano lectivo, como alunos desta escola. Para esta visita foi elaborada uma actividade denominada “ À roda dos livros”. Através desta actividade, os alunos tiveram possibilidade de conhecer algum do fundo documental de literatura juvenil pertencente à BE. Em grupos, registaram, num pequeno questionário, referências importantes, como o título, o autor, o ilustrador e a editora.
    De seguida, houve um diálogo sobre as questões do exercício, falou-se dos livros que os alunos já conheciam, das ilustrações e outros elementos exteriores que ajudam a conhecer melhor o livro.
    O outro grupo estava com os outros PBs numa actividade em que foi dinamizado o livro “O Grufalão” de Julia Donaldson e Axel Scheffler. Além da exploração e leitura do livro, foi realizado um jogo didáctico com os presentes a partir das ilustrações do livro que conquistou todos os alunos. Para terminar esta actividade, os PBs apresentaram e leram o livro com o título “É um livro” de Lane Smith e as 2 turmas visualizaram um filme acerca deste fantástico livro.
    No final, foram tiradas fotos aos grupos de alunos e seus professores para ficarem registadas nas memórias da Escola. Foi oferecido um marcador da BE a todos os alunos e professores acompanhantes.
    As 4 turmas visitantes passaram um dia totalmente diferente, numa escola diferente, com momentos e actividades diferentes.


    Ficamos a aguardar, nos dias 18 e 25 de Maio, as próximas turmas de outras escolas do Agrupamento.

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido