• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    Oficina de Histórias



    Atendendo aos resultados obtidos na expressão escrita nas provas de aferição de Língua Portuguesa do ano transacto, a equipa da BE preparou uma actividade dedicada a esta vertente, para colmatar as lacunas diagnosticadas, dirigida aos alunos do 3.º e 4.º anos do nosso Agrupamento. Para isso, foi construído um jogo composto por 8 categorias de cartas que orientam os alunos para a escrita criativa de histórias. Este jogo estará disponível na BE para todos os interessados em aplicar a actividade na sala de aula.

    Assim, no dia 25 de Janeiro, a Professora Bibliotecária (PB) Márcia Morgado e a professora Ana Marques dinamizaram uma oficina de histórias para os alunos do 3.º ano da EB1/JI Oliveira de Azeméis n.º 4. Foram realizadas duas sessões, uma às 9h30 para a turma da Professora Sandra e outra às 11h00 para a turma da Professora Carla Terra, na sala D7 da EB 2, 3 Bento Carqueja.

    Num primeiro momento, a professora explicou a dinâmica da oficina aos presentes que consistia na selecção aleatória de uma carta em cada uma das 8 categorias (início da história, personagem principal, local onde vive a personagem principal, acção principal, local da acção principal, conflito, personagem secundária e fim da história) expostas sequencialmente na sala previamente preparada para o efeito, seguida da construção, em grupo, de uma história com as cartas retiradas.

    Em seguida, procedeu-se à execução da actividade em que os alunos começaram por preencher uma grelha com a informação das cartas e iniciaram a história que será concluída na sala de aula.

    A equipa da BE fica a aguardar os trabalhos realizados que servirão de exemplo para outras escolas. Certamente que serão trabalhos fantásticos, atendendo à participação activa e empenho de todos os alunos.

    Atendendo ao sucesso desta iniciativa, a equipa da BE irá levar esta actividade às outras escolas do Agrupamento. A próxima escola contemplada será a EB1/JI OAZ n.º 1.



    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido