• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    A ligação entre o Literário e o Científico



    Na E.B. 2,3 Bento Carqueja, a Biblioteca Escolar promoveu actividades de leitura no âmbito do PNL, durante a última semana do 1º Período (de 14 a 17 de Dezembro), cuja temática incidiu sobre o Natal. O livro escolhido foi “A Estrelinha Pálida” de Pedro Seromenho e foram convidadas várias turmas do 6º Ano e uma do 5º Ano.
    Foi solicitada a colaboração da professora de Físico-Química, Ana Matos, para que os seus alunos do 7º Ano participassem nas sessões com uma explicação científica de algumas noções de astronomia, uma vez que a personagem principal era uma estrela e o contexto referia, para além de estrelas, constelações, asteróides, cometas, etc.
    Deste modo, foram escolhidos alguns alunos da turma do 7º C que participaram em 4 das 5 sessões de leitura realizadas.
    Os alunos Guilherme Ornelas e a Catarina Dionísio estiveram presentes nas sessões do dia 14 de Dezembro e a Ana Beatriz Coelho, Rafael Almeida Silva e Tiago Tavares nas sessões dos dias 16 e 17 de Dezembro.
    No final da leitura do conto, os referidos alunos, com o apoio de um PowerPoint, elucidaram os seus colegas através de explicações científicas alusivas ao conto.
    Os alunos prestaram atenção às suas intervenções e colocaram algumas questões que os alunos responderam prontamente.
    Os conhecimentos que estes alunos do 7º Ano adquiriram no âmbito do currículo de Físico-Química durante este período, foram, assim, partilhados com os seus colegas do 2º Ciclo, podendo-se concluir, da observação directa e das opiniões expressas pelos presentes, que esta ligação que foi feita entre o literário e o científico foi bem acolhida e enriqueceu os momentos de animação de leitura.

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido