• OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS

    NOVO SÍTIO

    Por motivos da reorganização da rede escolar, o sítio das Bibliotecas Escolares do agora Agrupamento Soares Basto
    é http://bibliotecassoaresbasto.blogspot.pt, sem prejuízo do funcionamento do domínio www.euleio.net.

    Continuação de boa leituras.
    A Equipa das Bibliotecas Escolares

    Seminário Pedagógico organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja



    Tecnologias educativas são uma realidade incontornável



    “Andamos há 25 anos a colocar tecnologia da informação nas escolas, mas sempre houve desconfiança e resistência na sua utilização”, afirmou o Professor António Andrade, durante o seminário pedagógico “Tecnologias Educativas do século XXI”.

    Aquele docente universitário fez notar que, “perante a globalização das fontes do saber, vamos deixar de ter ferramentas para utilizar, substituídas por ambientes tecnológicos para viver”. António Andrade lembrou que “o mundo está a mudar muito, estamos a passar de um capitalismo industrial para um capitalismo tecnológico”, pelo que defendeu a presença de “parcerias duradouras entre as escolas e as unidades de investigação”. Para tanto, alvitrou a necessidade de se trabalhar em rede, defendendo que os projectos deverão ser apoiados financeiramente.
    Antes, na abertura do seminário, o director do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja, cuja Biblioteca Escolar organizou o evento, referiu que as tecnologias da informação e comunicação são uma realidade nova presente em toda a esfera do social, pelo que o professor não a pode contornar. “O essencial é utilizá-la de uma forma simples e facilitadora, mas com espírito crítico. Para tanto será necessário ir melhorando e, ao mesmo tempo avaliando a sua eficácia e eficiência”, acrescentou o Prof. Mário Rui.
    Ainda no período da manhã, diversos oradores abordaram algumas das novas tecnologias ao serviço da educação. “Quadro interactivo: uma ferramenta potenciadora das aprendizagens” (Dr. José Paulo Santos); “Mesas educativas E-Blocks: perspectiva de futuro para o ensino pré-escolar e 1.º ciclo” (Dr.ª Cidália Ferreira); “O processo de implementação das novas tecnologias educativas pela ENDU (Dr. Narciso Moreira).
    Em termos de plataformas e conteúdos digitais foram tratados os temas “O Moodle e as aprendizagens online” (Mestre Armando Oliveira) e “Podcast: um recurso emergente” (Mestre Susana Oliveira).
    Na parte da tarde, realizaram-se dois workshops, dinamizados pela ENDU, sobre o quadro interactivo e as mesas educativas E-Blocks.

    No final de uma jornada que mau grado se ter realizado durante um sábado, congregou cerca de uma centena de professores, alguns vindos de fora, os presentes ficaram cientes que é necessário associar a inovação, a investigação e a tecnologia à pedagogia.

    Enquanto sugerem outras formações
    Participantes satisfeitos
    Na avaliação que fizeram do seminário, os participantes consideraram-no excelente. Paralelamente deixaram algumas sugestões para futuros eventos, nomeadamente os que tratem os temas Web 2.0, quadros interactivos na sala de aula a realização de inquéritos online.

    A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja prepara, já para o segundo período, resposta a estes e a outros desafios que se colocam aos professores nas suas práticas lectivas diárias.

    0 comentários:

     

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    LOGÓTIPOS A CONCURSO

    Vota no teu Logótipo preferido